01

Blog - Cores e Estampas na Decoração - Por onde Começar a Escolha

Home > Blog da Artezanal > Cores e Estampas na Decoração - Por onde Começar a Escolha
Voltar para Artigos

Cores e Estampas na Decoração - Por onde Começar a Escolha

Por: Emerson
21
05

Agora que você já conhece a teoria das cores e sabe, por exemplo, quais trazem contraste, quais são harmônicas, etc, tem uma nova tarefa: observar cada ambiente e, depois, cada parede desse ambiente e se perguntar qual efeito pretende criar. Um roteiro que pode te ajudar:

Analise a função do cômodo. O espaço serve para o relaxamento? É um local para receber amigos? É um escritório onde receberá seus clientes? A função do ambiente normalmente trará consigo um tom que lhe caberá melhor. Quartos, normalmente, pedem um tom menos saturado. Você não gosta de tons pastéis? Tudo bem. Pode deixar na parede atrás da cabeceira da cama (que normalmente é aquela que dá para a porta) um tom mais forte. Assim, ao entrar no quarto, você sente uma maior energia. A parede oposta, que é aquela para a qual você costuma olhar quando se deita, pode ter uma cor mais tranqüila. Ambientes preparados para receber os amigos pedem cores mais quentes, porém se usar muitos objetos com cor saturada, você vai deixar os convidados muito cansados. Uma única parede de cor saturada, que não fique no ângulo de visão de quem está conversando, pode ser uma boa pedida.

Quando falamos de cor, não nos referimos apenas de paredes. Portanto, ao pensar em tons, tente incluir também os móveis nessa brincadeira. Um pufe colorido, almofadas coloridas, quadros... Claro que se você quiser ousar, o melhor é ousar na parede pois quando você se cansar, basta passar duas demãos de tinta e, pronto, tudo fica renovado. Sofás, tapetes e cortinas que são peças grandes podem ter um tom mais neutro e os acessórios podem ser mais chamativos. Isso também não é regra: trata-se apenas de um conselho para quem está começando agora nesse difícil mundo da combinação de cores. Os iniciados podem, e devem!, subverter a ordem.

Salas quadradas podem ficar monótonas se todas as paredes forem de uma única cor. Escolha uma delas para usar um tom mais forte.

Para ressaltar quadros queridos, coloque-o sobre uma parede de tom escuro – berinjela, marrom, azul marinho, grafite e até preto. Preto? Sim, o preto esta na moda,. Lembre-se de mais uma regra: um objeto claro numa parede escura parece maior. Um objeto escuro numa parede clara, menor. Tente instalar um vaso verde-claro diante de um fundo vermelho -escuro e verá como o vaso dará a sensação de ser mais luminoso.

Salas em L, que sempre causam tantas dúvidas pois sua divisão muitas vezes é confusa, podem ter delimitação de ambientes feita por cores. No canto da refeição, use tons mais quentes. Na área que seria da sala de estar, use cores frias que ampliam o ambiente e trazem maior profundidade.

Você leu tudo isso e resolveu partir mesmo para o branco total... Tudo bem, mas saiba que até o branco pede cuidado. A luz refletida nas paredes pode causar tensão e até dor de cabeça. Descubra onde a luz da janela ou das luminárias costuma refletir em cheio e, nestes locais use tons pasteis (se gosta de cores claras).

Deixe seu comentário:

Rua Eugenio Bertini, 445, São Luiz - Americana - SP - CEP: 13477-570

Cadastre-se e receba novidades!

Nome:
E-mail:
Eu aceito receber
novidades
Agência Sawi
A