01

Blog - Cores e Estampas na Decoração - O Básico das Cores

Home > Blog da Artezanal > Cores e Estampas na Decoração - O Básico das Cores
Voltar para Artigos

Cores e Estampas na Decoração - O Básico das Cores

Por: Emerson
21
05

Você olha aqueles catálogos imensos de cores e pensa: “E agora? O que é que eu escolho?”. Um consolo: é assim com todo mundo. Então, antes de olhar o catálogo dos fabricantes, sua tarefa de hoje é se aprofundar um pouco na teoria das cores.

Cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Talvez você já esteja cansado de saber que essas cores, misturadas geram várias outras... Mas o dado novo que você precisa aprender é que juntas elas formam puro contraste e dão um efeito forte, mas cansativo aos olhos.

Cores secundárias: verde, laranja e violeta. Elas são feitas a partir da mistura de duas primárias (amarelo + azul = verde, amarelo + vermelho = laranja, azul + vermelho = violeta. Todas juntas, ou duas a duas, as secundárias resultam em uma combinação vibrante e harmônica.

Cores terciárias: a maioria das matizes existentes na natureza pertencem a essa categoria. Elas resulta. da união de uma primária com uma ou mais secundárias. Três dessas misturas – amarelo-verde, verde-azul e azul-violeta – fazem uma bela composição. Repare a partir de agora como elas estão presentes em vários ambientes que parecem harmônicos para você.

Cores complementares: olhando no disco de cores, as complementares estão sempre diametralmente opostas, por exemplo o vermelho e o verde ou o laranja e o azul ou o roxo e o amarelo. Se você quer um contraste máximo, aposte nelas.

Saturação: é o grau de pureza de uma matiz. Quanto mais pura (ou seja, mais saturada), mais viva é uma cor. As cítricas, por exemplo, são muito saturadas, e podem cansar a visão. Os tons pastéis, ao contrário, são pouco saturados – normalmente são indicados para ambientes em que você quer tranqüilidade.

Cores quentes e frias

As cores quentes são o amarelo, vermelho, laranja, marrons e ocres. Entre os tons frios, azuis, verdes, violetas e cinzas. Essa definição tem a ver com a sensação que cada uma delas traz. E isso acontece graças à atuação das ondas eletromagnéticas sobre nosso sistema nervoso. Pessoas expostas por um longo período às cores quentes (amarelo, vermelho, laranja, marrons e ocres) têm a circulação estimulada, o que provoca um ligeiro aumento da temperatura do corpo. Já nos tons frios (azuis, verdes, violetas e cinzas) a reação é contrária. Por isso é tão importante escolher criteriosamente as cores de uma casa, cuidando para que haja alguma diversidade de matizes – assim, o olho não se cansa.

Efetivamente, as cores quentes parecem aquecer o ambiente. Podem, por isso, serem indicadas para áreas de refeição e local onde recebemos amigos. As frias trazem calma, tranqüilidade: normalmente são usadas em quartos e banheiros. Mas isso não é uma regra.

Deixe seu comentário:

Rua Eugenio Bertini, 445, São Luiz - Americana - SP - CEP: 13477-570

Cadastre-se e receba novidades!

Nome:
E-mail:
Eu aceito receber
novidades
Agência Sawi
A