01

Blog - Materiais Derivados da Madeira

Home > Blog da Artezanal > Materiais Derivados da Madeira
Voltar para Artigos

Materiais Derivados da Madeira

Por: Emerson
21
05

Achei interessante escrever sobre o assunto pela falta de informação quando uma pessoa resolve, por exemplo, mobiliar sua casa, e se depara com nomes desconhecidos do material que é feito o móvel. Hoje em dia se escuta muito falar sobre MDF, mas poucos sabem o que é esse tal de MDF e para que é usado. Já foi-se o tempo que eram feitos móveis de madeiras maciças. Hoje encontra-se produtos com grande qualidade e sem prejudicar a natureza. Abaixo estão relacionados os tipos de madeira reconstituída ou transformada que são hoje a principal matéria prima na fabricação de móveis.

Madeira Compensada

Este tipo de madeira é constituída da laminação de madeiras naturais que são coladas e prensadas. A qualidade do compensado depende da qualidade da madeira. Podem ser sarrafeadas (com sarrafos colados em sentidos contrários) ou multilaminadas (lâminas de madeira coladas alternadas conforme o sentido das fibras, assim evita a tendência de vergar). As madeiras compensadas são usadas em mobiliários onde é possível fazer peças curvas, onde vai-se moldando o compensado conforme vai-se colando as lâminas. É também muito usada como chapas na construção, através de fôrmas para concretagens.

Painéis de Partículas (OSB)

São constituídos por partículas de madeira, colados sob elevada pressão e temperatura. Tem aplicação em portas, paredes divisórias interiores, forros, etc. É um material duro e com menor peso que a madeira natural, bom isolante térmico e acústico.

Painel de Fibras de Média Densidade (MDF)

Produzido a partir de toras de pínus ou eucalipto reflorestado, é constituído através da madeira desfibrada, com fibras muito finas prensadas com resina, onde possui a vantagem no corte, já que não existe um sentido das fibras. O tão falado MDF é muito usado na produção moveleira pela facilidade de se trabalhar e pela sua alta resistência. Mesmo que não seja feito de madeira maciça, um móvel pode ter "cara" de madeira.

O que vai definir a aparência do móvel não é sua estrutura, mas seu revestimento ou acabamento, admitindo verniz, selador, pintura, tingimento, impressão, revestimento com papel (FF), laminado com fórmica ou com lâmina da própria madeira de lei. Além da aplicação em mobiliários, o MDF também pode ser aplicado em diversas situações na construção civil, pela sua resistência ao desgaste, resistência ao fogo e bom isolante térmico.

Madeira Aglomerada

Painel formado por partículas de madeiras reunidas e compactadas entre si com resina sintética em prensa. O aglomerado é formado em quatro camadas para um melhor acabamento superficial e com maior resistência.

Também comporta aplicação dos revestimentos já citados. Em mobiliários, possui a desvantagem de não possibilitar o entalhe na sua superfície como o MDF e ele não resiste à infiltração de água.

É bom salientar que essas madeiras são ecologicamente corretas já que são produzidas com madeira de reflorestamento e constituídas de materiais que já não teriam mais uso, como pequenos pedaços de madeira e como a serragem.

Deixe seu comentário:

Rua Eugenio Bertini, 445, São Luiz - Americana - SP - CEP: 13477-570

Cadastre-se e receba novidades!

Nome:
E-mail:
Eu aceito receber
novidades
Agência Sawi
A